segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Liberte-se: Adore Sem Limites!

Constantemente me pego pensando em algo que possa escrever aqui e que faça jus ao título do blog. Apesar de inúmeros textos bíblicos e idéias que me vêm à mente, não consigo fugir muito de um texto pré-organizado em minha mente, que bate sempre na mesma tecla: Porque o Homem se preocupa tanto em criar padrões e tabus à respeito de Deus?

Vivemos em uma sociedade que tem regras pra tudo, até mesmo Regras para seguir as regras. Como conseqüência disso, alguns cristãos por não se contentarem com as doutrinas bíblicas, ou regras da bíblia, procuram criar modelos e padrões para que sigamos estas regras, ou seja, Regras humanas ensinando como devemos seguir as regras de Deus.


Que me perdoem os conservadores e os politicamente corretos, mas tal idéia soa como uma mistura de ignorância e uma pitada de idiotice que mais parece piada, principalmente por parte daqueles que respeitam mais as tradições do que a própria Palavra de Deus .
O que fico indagando as vezes é o porque do simples evangelho hoje, não ser o suficiente para muitos.

Existe hoje, em pleno século XXI, cristãos aprisionados por doutrinas que foram criadas por Homens. Doutrinas que mais afastam do que aproximam os cristãos de Deus, como se o véu do templo não tivesse sido rasgado e precisássemos ir até um profeta toda vez que quiséssemos saber a vontade de Deus.
O grande problema principal dos fariseus não era eles seguirem cegamente as leis. O Problema deles é que além das leis de Deus, eles seguiam tradições orais que lhes eram passadas como se fosse a vontade de Deus. Não é muito diferente de hoje em alguns seguimentos religiosos.
Existem determinados cristãos que mesmo que uma profecia ou um profeta fale algo que vá totalmente o oposto do que Jesus ensinou em sua palavra, eles preferem aceitar a profecia do que aceitar a Bíblia como única regra de fé e pratica. Invertem os pólos da “pirâmide hierárquica” de valores cristãos. Ou seja, colocam a profecia como superior à palavra de Deus.

O que eu desejo, do fundo do coração é que essa geração de adoradores não se LIMITE às regras e tabus estabelecidos pelo homem dizendo como se deve adorar, ou como se agrada a Deus.

Adorar sem limites não significa que você deve adorar deixando a moral, os bons costumes e o bom senso de lado, mas significa que Deus não está preso aos nossos paradigmas, e ele não está querendo saber como você esta sendo visto pelos que estão à sua volta.
Existem duas atitudes de adoração que, pra mim, se destacam  na bíblia.
 O Primeiro foi em II SM 6:16, quando Davi dançou festejando a volta da arca da aliança, escandalizando Mical ( Mical aqui representa todos  aqueles que projetam padrões ou maneiras para que a sua adoração seja, de acordo com sua classe Social: “O pobre pode se ajoelhar no pó, chorar, rolar no chão perante Deus. O rico não pode, porque é humilhante e vai contra as regras de etiqueta”).
O segundo momento foi quando aquela mulher lavou os pés de Jesus com suas lágrimas (Lucas: 7), indo contra qualquer protocolo pré-estabelecido, fazendo o inesperado e surpreendendo a todos, se importando simplesmente em agradar a Jesus.

Como nota-se, os atos de adoração que mais se destacam na bíblia, foram aqueles que quebraram protocolos com sua espontaneidade, por não terem sido programados, esperados ou preparados por ninguém. Por isso, entendo que Deus gosta de atitudes espontâneas mais do que qualquer rito ou repetição induzida, na hora de Adorá-lo.

Quem dera eu ter a inspiração de um salmista para deixar uma oração ou canção linda como cada palavra escrita no livro de Salmos. Todavia, deixo uma oração, a qual na tentativa de expressar  meus sentimentos a Deus, escrevi, e gostaria de compartilhar.

“Senhor, Quero deixar para traz Toda barreira imposta pelo homem
Qualquer regra humana que me limite a te adorar
Todos os padrões estabelecidos
Que ditam regras limitando o que posso fazer em tua presença.
Eu quero romper tudo isso
E te adorar sem me preocupar Com o que vão pensar.
Quem é o homem
Pra me dizer como devo te adorar?
Até mesmo se seguisse os melhores momentos
De adoração, praticados por todos os Heróis da fé
Estaria apenas copiando algo bonito, mas que já foi feito antes.
Deus, eu não gosto de receber imitações
E creio que o Senhor também goste de algo original.
É por isso que, nos momentos em que não tenho nada exclusivo,
Prefiro me calar, e te adorar com meu Silêncio.
Não me deixe ser programado pelo homem,
E Permita que eu te adore sendo eu mesmo Sempre
Amém.”

Por Édipo Vinícius
As Normas religiosas aprisionam, mas a verdade liberta!

Nenhum comentário: