sábado, 16 de abril de 2011

O homem tem inveja de Deus

- "A Maior Frustração do homem, é não poder ser Deus."
Essa  frase deu início a uma aula de direito civil cujo tema  era propriedade, onde debatiamos sobre a natureza do homem e sua intensa busca por poder e domínio, seja sobre bens ou pessoas.
É interessante como faz parte da natureza do homem a questão de se sobrepor sobre tudo que está à sua volta transformando o meio em que vive, para usar tudo  em seu benefício ou como mera futilidade.
Falavamos em sala à respeito de que, em  tudo que vamos dizer ou pensar, enfatizamos os pronomes possessivos: "Vou sair com MINHA namorada", "gosto muito dos MEUS amigos" "Eu te amo MEU Deus" etc...

Note-se que, embora A Namorada, Os amigos e Deus não sejam nossa propriedade, os tratamos tal como se fossem. Isso ratifica a idéia de que hoje, uma das coisas que mais seduzem o homem é a busca pelo poder. 

Adão Tinha Domínio sobre tudo e perdeu, por causa do pecado. Logo, nos fez perder o domínio natural do mundo que deveria ser nosso mas hoje "jaz no maligno".  É claro que Jesus veio e resgatou o que Adão nos fez perder, mas no plano espiritual, ou seja, hoje estamos aqui, mas não somos daqui. Temos livre acesso ao nosso verdadeiro lar, que é o céu. Jesus veio e nos deu algo muito melhor pela sua graça.

O Homem não aceita a idéia de que perdeu o Domínio sobre o mundo e se frustra ao saber que não é Deus e não pode controlar tudo à sua volta.

Ah! Como o homem queria comandar tudo! Decidir quem vive e quem morre, quem fica rico e quem fica pobre, quem vai pro ceu e quem vai pro inferno, quem pode ir na igreja e quem não pode. Sinto-lhes dizer mas, devemos nos conformar com a mera detenção deste mundo, sabendoque estamos nele apenas como quem toma conta do que não é seu. 

Mateus 6:19-21 diz: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.  Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Onde anda seu coração? no céu e nas coisas de Deus ou aqui na terra em um mundo que não é seu?

Por Édipo Vinícius

Nenhum comentário: